O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente Bem-te-vi - é uma sociedade civil, com sede e foro nesta cidade de Belo Horizonte- MG, com número ilimitado de sócios e sem fins lucrativos e ..duração indefinida. Fundado em 02 de abril de 1979, registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas em 20 de julho de 1979, sob o nº 45.119 , com a denominação Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente Bem-Te-Vi, seus fundadores José Mendonça, Otávio Natalino Ferreira (O Legal), José Pedro Felício, Adonai Galliac da Silva, Antonio Marcio Peixoto, Marcelo Belisário, Adão Eduardo Posceschi Diniz, Wagner Antonio Caldas Rocha, Antonio Augusto Botelho, Adaulton Rodrigues, Denis Robert Lana, Luiz Floro da Silva, Demerval Horizontino, Maria das Dores Zeferino de Oliveira, Paulo Rogério Lopes, Helio Brunácio, Fernando Augusto Menezes Aguiar, Paulo Jabbur Braga, Miriam Lucia Galliac Cerqueira, Mauricio Antonio Vidal Espeschit, Olemar dos passos Ferreira, Vicente Ferreira de Oliveira, Walter de Jesus Santiago, Edson Tadeu Kalil, Thelma Maria Ferreira, Iara Lúcia Ferreira, Eglea de Fátima Ferreira, Antonio Pinheiros de Souza, Edna Rodrigues da Silva, Haroldo José Maria Amorim Sá. Por sugestão do Sr. Adonai Galliano da Silva, o tem por finalidade promover e facilitar entre os seus sócios horas dançantes, desenvolvimentos folclóricos, educacionais, relacionadas aos eventos carnavalescos apresentando-se nos diversos desfiles oficiais, reuniões e diversões de caráter social, cultural e cívico.Tem como objetivos representar O Bairro Carlos Prates nos bailes carnavalescos oficiais, cultivar o espírito de união, fraternidade e solidariedade entre os associados proporcionar atividades culturais sociais e recreativas aos associados promover oficinas de artes, projetos das Associações para menores carentes, paraplegicos e terceira idade, residentes na região do Bairro Carlos Prates. Os ensaios do Gresmi Bem Te Vi realizam-se duas vezes por semana, em sua sede, localizada na Rua Porto Alegre 492 - Bairro Carlos Prates - Belo Horizonte - Minas Gerais. Somos uma entidade sem fins lucrativos, situados na área do Bairro Carlos Prates, Vila São Francisco das chagas, região essa muito populosa. Essa população é na sua maioria formada por pessoas extremamente carentes, principalmente de lazer e cultura, sendo a nossa escola, o único local de entretenimento na região de fácil acesso para elas. Diante dessa realidade, a partir de 2005, desenvolvemos o “PROJETO SAMBA SE APRENDE NA QUADRA ESCOLA”, o ponto de partida foi à própria escola de samba, pois queríamos perpetuá-la e ajudar de alguma forma as crianças e adolescentes necessitados de oportunidades. No início as atividades propostas eram cursos relacionados às atividades da escola, hoje devido à situação precária das famílias desses jovens, tornou-se necessária à criação de um Programa Social mais abrangente e extensivo às famílias dos mesmos e um Trabalho Social só para a Terceira Idade.
1711... 2011. Há três séculos o nosso bairro Venda Nova surgiu ao redor do caminho que unia os sertões a dourada Sabará, importante centro minerador das Gerais. Era através da "Carreta", "Estrada do Carretão" e "rua Direita" que iam e vinham tropeiros, viajantes, rebanhos, mercadorias, sonhos, desejos e anseios de muitos povos que aqui se instalaram e construíram suas vidas e esta região. Hoje, a atual rua Padre Pedro Pinto, caminho primeiro, revela-se neste início do século XXI como pólo comercial e administrativo e uma das principais vias de acesso da nossa população aos cerca de 40 bairros de Venda Nova. O nosso enredo exalta os vendanovenses acolhedores, festeiros, místicos, religiosos e trabalhadores, homenageados pelo GRES Acadêmicos de Venda nova, com um lindo carnaval de presente. Muitos votos de outros 300 anos de paz, felicidade, harmonia e plena cidadania. Conheça o enredo_2011. Mandruvá ganha disputa de samba e Acadêmicos de Venda Nova sonha com um TRIcentenário feliz. (por Felipe Diniz) Ocorreu neste domingo (21/nov/2010) a disputa do samba de enredo 2011 do GRES ACADÊMICOS DE VENDA NOVA. A festa que aconteceu na tradicional casa de samba mineiro, o Memorial do Samba, teve seu início as 17h e contou com a participação de 7 sambas de alto nível e compositores para sambista nenhum colocar defeito. Nomes como Lado Raízes,Toninho do Cavaco, Marinho, Mauro Bainha e Mandruvá estiveram lado a lado com uma nova geração de sambistas e compositores de igual respeito. O show a parte ficou por conta do casal de mestre sala (Léo de Jesus) e porta bandeira (Kely Cristina) da escola que deram um show. Um momento de comoção foi o encontro de Kely Cristina “Guerreira” com Angela Pereira da Costa, porta bandeira lendária dos antigos carnavais em Belo Horizonte, que nos anos 80 colecionava notas 10 e títulos pela Cidade Jardim. A festa contou também com representantes de outras escolas de samba , como Império da Nova Era e Bem Te Vi e Unidos do Rosário (Nova Lima), além do bloco caricato Por Acaso. E se é verdade que os últimos serão os primeiros, o compositor Mandruvá levou isto ao pé da letra, sendo o último a apresentar o seu samba e levando o título de melhor samba no Acadêmicos de Venda Nova, tendo seu samba como hino oficial da escola para o próximo carnaval de 2011, ilustrando o enredo “Venda Nova TRIcentenária - um carnaval de presente”. Assista a apresentação do samba enredo vencedor, composto por Mandruvá:
Acadêmicos de Venda Nova é vice no carnaval 2010. Com muita garra e determinação o GRES Acadêmicos de Venda Nova transformou a Via-240 num mar azul e rosa, salpicado de muitas outras cores, luzes e brilhos. Com o enredo "Das Minas às Geraes, o cantar de um povo e suas Capitais", nossos componentes deram um show de samba e história ao retratar em versos e fantasias as sedes do governo estadual em Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte e o novíssimo Centro Administrativo de Minas Gerais, construído aqui em nossas terras vendanovenses. As 15 alas e 4 alegorias esbanjaram criatividade e elegância, destaque especial para Léo de Jesus e Kele Cristina, nosso casal Mestre-sala e Porta-bandeira novamente NOTA 10, um show graça e simpatia na passarela do samba.
A deslumbrante Comissão de frente encenada pelo grupo afro Odum Orixás anunciava, logo no princípio, a beleza do desfile que seguiria, recheado com belas alegorias e destaques especiais. A bateria de Mestre Jorginho brilhou com uma “super-paradinha” logo no refrão central do samba-enredo de Mauro Bainha e defendido pelos intérpretes Marcelo Zói, Álvaro e Dado, mesmo com a falha notória do sucateado sistema de som da passarela. A Escola foi brindada com outras notas máximas nos quesitos Fantasia, Harmonia e Enredo, justificando a força do barracão dos Acadêmicos. A Escola reforça a sua vocação enquanto fomentadora das artes carnavalescas nesta cidade, realçando o respeito com o público, os carnavalesco e as demais agremiações que não abrem mão da verdadeira vitória do carnaval: criar e construir um espetáculo popular com as próprias mãos, suor e alegria. Quem venha 2011. YOUTUBE: Bateria da Portela e Acadêmicos de Venda Nova no Music Hall BH. Clique aqui. Pesquisas. O nosso Grêmio selecionou algumas pesquisas sobre diversos assuntos para estudantes e interessados. A história do carnaval encontra-se disponível. r. Soldado Manoel Ferreira, 146 - São João Batista - Belo Horizonte - MG - CEP: 31515-330
HISTÓRICO
“SAMBA SE APRENDE NA QUADRA DA ESCOLA”
Fones 31 3451.4776 e 9692.7105 - e-mail: contato@avendanova.com.br
Conheci o pessoal da atual diretoria da Escola de Samba Cidade Jardim que, de maneira elegante e solícita, se colocou à disposição para ajudar no documentário. Um pessoal corajoso que enfrentou o poder público municipal na luta pela manutenção da única quadra de escola de samba que existe em BH (ver foto acima). E venceram! São lutadores, herdeiros de uma estirpe de sambistas que historicamente lutam não apenas pelo samba, mas também por uma sociedade mais justa; CONTINUA AQUI. Além dos 50 anos da Revolução Cubana, podemos celebrar também o fato da OEA ter revisto sua posição e revogado a expulsão de Cuba desta organização. A festa será na Escola de Samba mais premiada de BH e que recuperou seu galpão das mãos da prefeitura do PT, agora, aliado do PSDB. Numa parceria entre a Associação Cultural José Martí e a Cidade Jardim, será realizado, dia 06/06 um jantar comemorativo, na quadra desta entidade.Muiraquitã realiza documentário sobre o samba de MG
outubro 16, 2009 — heitorreis
Jantar comemorativo dos 50 anos da Revolução Cubana
junho 4, 2009 — heitorreis
Isto é CHAME-CHAME
De boas lembranças da época de criança, Hugo Thomé recorda-se daqueles carnavais em que baianas desciam rapidamente a Rua Lagoa da Prata, bairro Salgado Filho, prontas para desfilar na Avenida Afonso Pena em Belo Horizonte/MG. Hugo nunca se esqueceu desses momentos de alegria, entusiasmo e festa proporcionados pelo carnaval. Na memória também está os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos na Avenida. Essas recordações, aliadas à vontade da maioria da comunidade, serviram de inspiração para transformar o sonho de fundar o GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA CHAME-CHAME em realidade. O propósito deste nome é chamar diretamente as pessoas para fazerem parte desta realização. CHAME-CHAME é mais que um apelo, é um grito pelas comunidades menos favorecidas.
Criado em fevereiro de 2007, o Grêmio Recreativo Escola de Samba CHAME-CHAME é um projeto social que visa a integração entre os membros da comunidade, proporcionando-lhes incentivo às atividades sócio-culturais, alicerçadas em princípios éticos e morais. A escola de samba proporciona aos participantes do projeto aulas de informática, dança, percussão, entre outros, além de ceder, gratuitamente, seu espaço para eventos sócio-culturais e palestras educativas.
O G.R.E.S. CHAME-CHAME está empenhado e preparado, cumprindo sua função social, para desfilar oficialmente no carnaval de 2008. A escola vai homenagear Belo Horizonte com o tema “EU AMO BH”, uma declaração de amor à nossa cidade.
Presidente: Patrício Rocha Rezende Thomé
Presidente de Honra: Hugo César Rezende Thomé
Carnavalesco: Mestre Affonso
Assessoria de Imprensa: Ana Paula Camargos
Rua Lagoa da Prata, n° 842 – Bairro Salgado Filho – BH / MG – Tel.: 3374-6481